image26
 

APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro foi iniciado em agosto de 1995, com a implantação do curso de Mestrado, cuja área de concentração era História Política. Em 2004, o PPGH passou por uma reformulação em sua estrutura, devido a criação do Curso de Doutorado. Surgiam os cursos de Mestrado e Doutorado, concebidos como níveis distintos, tendo cada um deles sua própria terminalidade, articulados, no entanto, em termos de ensino e pesquisa. A área de concentração entendida como o campo específico do conhecimento histórico e referência central dos estudos e pesquisas desenvolvidos no Programa, permaneceu a mesma – História Política.

Hoje, a estrutura acadêmica foi alterada em suas linhas de Pesquisa, que passaram a duas, da necessidade de haver maior equilíbrio e reunir de forma mais adequada os eixos temáticos de pesquisa dos professores: Política e Sociedade e Política e Cultura. Nesse sentido, o programa assumiu uma pluralidade de experiências e pesquisas, no âmbito da História Política, como fator constitutivo de sua existência e valor fundamental a ser preservado.

O objetivo fundamental do PPGH era se consolidar enquanto um programa de excelência. Tal objetivo que foi alcançado, em parte, em 2014, quando o PPGH obteve o conceito 5 na última avaliação trienal da CAPES (2011-2013). Assim, o PPGH chega aos seus 20 anos de vida com importante contribuição à comunidade acadêmica.

Dentre os objetivos que norteiam o Programa destacam-se:

  • Promover a pesquisa sistemática e o aprofundamento da reflexão histórica no âmbito da História Política;

  • Criar um espaço privilegiado de aprimoramento intelectual, orientado para o desenvolvimento da crítica histórica e historiográfica, visando à formação de professores e pesquisadores capazes de demonstrar independência e autonomia intelectuais;

  • Estimular e promover a cooperação regional, nacional e internacional, nos níveis teórico e metodológico, de pesquisadores, docentes e discentes, visando à troca de saberes e a socialização do conhecimento na área da História, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa;

  • Estabelecer um centro de referência documental que abranja as linhas de pesquisa privilegiadas pelo Programa;

  • Possibilitar a definição do PPGH como referência teórico-metodológica e documental para os estudos no âmbito da História Política.

EQUIPE

Coordenadora Geral
Maria Regina Candido

Coordenadora Adjunto
Fabiano Vilaça dos Santos

Coordenador do Doutorado
Ricardo Antonio de Souza Mendes

Coordenadora do Mestrado
Márcia de Almeida Gonçalves

Coordenadora da Linha Política e Cultura
Beatriz de Moraes Vieira

Coordenadora da Linha de Politica e Sociedade
Marina Monteiro Machado

Secretários
Paulo C. do Carmo Silva
Carlos Augusto M. de Menezes

O Coordenador Geral, o Coordenador Adjunto, os Coordenadores dos Cursos de Mestrado e do Doutorado e os Coordenadores de Linhas de Pesquisa serão, obrigatoriamente, professores doutores (e/ou livre-docentes) do Corpo Permanente do PPGH e do quadro efetivo do Departamento de História do IFCH, sendo eleitos pelos professores, alunos e funcionários efetivos do PPGH.

Conheça as Comissões do PPGH, clicando aqui!